quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Jean Carlo



Nome completo:
Nome artístico: Jean Carlo
Data de nascimento:   /  /1943
Local: São Paulo-SP
Gênero: Jovem Guarda/Iê-Iê-Iê, Romântica e Religiosa.


BIOGRAFIA

Aos oito anos de idade ganhou seu primeiro instrumento musical, uma sanfona de oito baixos, que aprendeu a tocar sozinho. Na mesma época começou a estudar no Instituto Padre Chico, um colégio interno para cegos, em São Paulo - Jean é cego de nascença. Fez parte do coral e da banda do colégio, onde tocava bombardino (instrumento de sopro).

Em 1959, aos 16 anos, integrou uma banda de alunos do colégio, na qual tocava acordeão. Após sair do Instituto passou a estudar em escola convencional, quando passou a cantar em festas, já interpretando canções em vários idiomas.

Depois de se destacar em programas de calouros, em 1964 participou do programa Reino da Juventude, apresentado por Antonio Aguillar, na TV Record. Foi quando ficou conhecido do grande do público.

Em 1965 gravou um compacto com as músicas "Eu Nasci Pra Você", versão de um sucesso italiano, e Se Non Avessi Piu Te. No mesmo ano foi lançado seu primeiro disco, pela gravadora Copacabana, produzido por Antonio Aguillar, de título "Eu Nasci Pra Você", na época, um sucesso de vendas em todo o país, contendo, dentre outras, a música Aline (versão da original francesa).

Jean Carlo participou do Programa Jovem Guarda desde a sua segunda edição, em 1965, no Teatro Record.

Após a gravação do primeiro disco passou a fazer shows por todo o país e a participar de vários programas de televisão da época, dentre eles: Campeões de Popularidade (TV Excelsior, no Rio de Janeiro); Discoteca do Chacrinha; Um Instante Maestro (apresentado por Flávio Cavalcanti), Almoço com as Estrelas, Clube dos Artistas, A Grande Parada, Programa Silvio Santos, Astros do Disco, Programa Wilson Simonal (TV Record), Corte Rayol Show (TV Record), Globo de Ouro, Globo Music Hall, Noite de Gala, TV Fone.

Em 1969 foi lançado seu segundo disco, de título "Preciso Olhar Pra Você", com as músicas "Era Um Garoto Que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones" e "Travessia" de Milton Nascimento.

Em dezembro de 1969, após o lançamento dos dois discos e quinze compactos, Jean mudou-se para a Argentina e passou a apresentar-se em várias cidades daquele país e do Uruguai, inclusive participando de programas de televisão. No ano de 1970 ganhou o prêmio de melhor intérprete do "Festival de Costa a Costa" de Piriápolis, no Uruguai, cantando em inglês e representando os Estados Unidos.

Retornou ao Brasil em 1971, dando prosseguimento a sua carreira. Em 1972 gravou um compacto na gravadora Philips, com as músicas "Tanto Tempo Esperei" e "É Tão Fácil".

Nos anos 1970 tornou-se comum músicos brasileiros gravarem canções em inglês utilizando um pseudônimo. Foi o que também aconteceu com Jean.

Em 1973, pela gravadora Top-Tape, sob o pseudônimo de Michael Davis, gravou o grande sucesso "Another Song", tema da novela "O Semideus" da Rede Globo. "Another Song", na época, virou tema de abertura do Jornal Hoje, também da Rede Globo.

Em 1974, sob o pseudônimo de Edward Cliff, pela selo Central Park, gravou um compacto com as músicas "Country feeling" e "I'll Never Walk Alone Again", esta última um grande sucesso e também tema da novela SuperManoela da Rede Globo, embora não conste da trilha sonora oficial.

Na década de 1970, participava com frequência dos programas "Barros de Alencar" e da "Discoteca do Chacrinha", principalmente cantando em inglês, interpretando os grandes sucessos da época.

Em 1975, como Edward Cliff, na gravadora RCA Victor, gravou um compacto duplo com a música "Nights Of September", que se tornou um grande sucesso. Essa gravação foi lançada em espanhol na América do Sul e em inglês na  América do Norte e Europa. No Brasil, foi lançada em espanhol e inglês.

A música "Nights Of September" ficou por 13 semanas no topo das paradas de sucesso da Itália. A gravação de "Nights Of September", em inglês, foi relançada várias vezes no Brasil, sendo a última delas  em 1999, na coletânea "Hits Again" (Som Livre).

Em razão do sucesso das gravações feitas por Jean como Edward Cliff, em 1977,  estava programada uma excursão para a Europa, apoiada pela gravadora RCA Victor. A viagem não ocorreu devido a uma mudança na direção da gravadora.

Em 1977, ainda como Edward Cliff, gravou a música "Summer Love",  que fez parte da trilha sonora internacional da novela "Sem Lenço Sem Documento", da Rede Globo. Jean também gravou compactos e canções utilizando os pseudônimos de Steve Brandy, Gary Bristol, Peter Knapp, Steve Robinson e Marty Rivers.
 
A partir de 1975, passou a integrar o movimento religioso católico de evangelização, ministrando palestras e se apresentando - cantando e tocando órgão - em igrejas e comunidades de todo o país.

Foram mais de 1.000 (mil) cidades visitadas até o ano de 1987, período no qual desenvolveu o trabalho de evangelização e animação de comunidades.

Nos anos 1980, participou de vários discos de temática religiosa, dentre eles a série "Louvemos o Senhor" (COMEP).

Em 1987 retoma seu trabalho no circuito comercial, apresentando-se em festas e shows,  cantando e tocando teclado, tendo incorporado ao seu repertório clássicos do jazz, blues e MPB, interpretando temas em diversos idiomas (português, inglês, espanhol e italiano e francês).

Participou do show de comemoração dos trinta anos do Jovem Guarda, no ano de 1995, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo/SP.

Em 1996 foi convidado a participar do Programa Louvemos o Senhor, produzido pela Associação do Senhor Jesus (ASJ), na época veiculado na Rede Vida de Televisão. Passou então a ter maior contato com o trabalho de evangelização promovido pela entidade. No mesmo ano gravou dez faixas do CD As Mais Lindas Canções da Igreja Católica (ASJ).

Obrigado Senhor

No ano de 1998 lançou o CD "Obrigado Senhor" pela ASJ, contendo as músicas "Amazing Grace", "Creio Em Ti" e outras. Foi produzido um clip da música "Olho em Tudo".

De 1998 a 1999 participou do programa de televisão "Deus Abençoe", veiculado pela Rede Vida, o qual era gravado sempre em diferentes cidades tendo Jean como atração musical fixa.

Em 2000, seus dois primeiros discos foram relançados pela gravadora EMI em um CD duplo da Série BIS - Jovem Guarda.

Atualmente, Jean Carlo, continua apresentando-se em festas e shows.

[ Fonte: www.cantorjeancarlo.kit.net ]

_____________________________________________________________________






Você conhece o cantor Jean Carlo?

Numa dessas madrugadas, ouvi em um programa de rádio uma canção antiga que sou apaixonado: "Nights of september", sucesso de 1975 do cantor Edward Cliff. Uma balada inesquecível que provoca suspiros neste blogueiro da segunda idade, eternamente apaixonado por sua amada amante. E olha que eu tinha apenas 4 anos de idade nessa época...

Decidi pesquisar um pouco sobre Edward Cliff, pois, mesmo tendo sido radialista, confesso que nunca tinha ouvido falar nele nem visto em algum programa de TV.

E qual não foi minha surpresa ao descobrir que é, na verdade, um brasileiro. Seu nome é Jean Carlos e foi integrante da Jovem Guarda. E tem mais: nasceu cego.

Houve uma época em nosso país que muitos cantores adotaram nomes em inglês e cantavam nesta língua para fazer sucesso, como Fábio Júnior, por exemplo.

Além de Edward Cliff, Jean também usou o pseudônimo de Michael Davis. Suas músicas fizeram muito sucesso dentro e fora do Brasil. Ele também é cantor de músicas católicas.

Infelizmente, não consegui encontrar no Youtube qualquer clipe original que o mostrasse cantando. Pelo que pesquisei, está hoje com 66 anos.

A Jean Carlos minha homenagem e eterna gratidão por ser responsável por uma obra de arte como "Nights of september".

[ Fonte: www.blogdozemarcos.com ]

____________________________________________________________________

Notícias ( 3 de julho de 2013 )

Aos 70 Anos de Idade Morre o Cantor Jean Carlo - Cego de nascença, o cantor marcou a época do jovem guarda

Na manhã da última terça-feira (02), faleceu o cantor e instrumentista Jean Carlo. Aos 70 anos de idade, o artista morreu em Campinas, interior de São Paulo, onde passava por tratamento de uma doença neurológica.

Nascido em São Paulo, Jean Carlo marcou a época do jovem guarda. Cego de nascença, aos oito anos de idade Jean ganhou seu primeiro instrumento musical: uma sanfona, que aprendeu a tocar sozinho apesar de sua deficiência visual. Aos 16, passou a cantar em festas, interpretando canções internacionais.

Jean Carlo ficou conhecido popularmente ao se destacar em um programa de calouros, em 1964. O primeiro disco de sua carreira foi gravado no ano seguinte e levava o título “Eu Nasci Pra Você”. O disco foi sucesso de vendas e fez com que Jean participasse de vários programas de televisão e viajasse por muitos Países. Em 1969, o artista lançou seu segundo disco.

Jean Carlo foi um cantor de sucesso e vai deixar saudades!

[ Fonte: https://www.rs21.com.br/?p=40317 ]

__________________________________________________________________

VÍDEO

http://www.youtube.com/watch?v=NeLMwJbCVaY&feature=player_embedded


[ Editado por Pedro Jorge ]

   

3 comentários:

  1. DESCANCE NA PAZ ,FILHO AMADO DE DEUS ,SAUDADES ETERNAS .PAZ ,SENHOR AI FORÇA A TODA SUA FAMILIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a mensagem-tributo da leitora Maria Auxiliadora Sinésio endereçada a postagem do cantor-missionário Jean Carlo. É pena que os grandes artistas que fizeram sucesso e a história musical de nosso País, com belíssimas canções não sejam lembrados pela mídia, que valoriza e divulga maciçamente diversos ídolos fabricados e medíocres - esquecendo dos nossos verdadeiros valores. O blog Jovens Tardes de Domingo através de seu administrador, Pedro Jorge, presta uma homenagem póstuma a este grande cantor. Descanse em paz, Jean Carlo!

      Excluir
  2. Nights Of September. Eu adorava essa música, que saudade ao ouvi-la de novo! Só ontem descobri que o cantor foi brasileiro. Parece que morou em São Carlos, onde morei na década passada. No andar de cima deve cantar muito, louvando a Deus!

    ResponderExcluir